Wednesday, August 29, 2007

Mitologia Nórdica

Como sabem sou fã da tetralogia de Wagner (O Anel dos Nibelungos) e pretendia seguir a nova produção do TNSC, encenada por Graham Vick.
Vi "O Ouro do Reno" há um ano. Pretendia ter assistido "As Valquírias" na passada temporada, mas já não consegui bilhete.
Pois este fim-de-semana, passou na RTP2, "As Valquírias". Exactamente esta mesma produção que vos falo, no TNSC. E eu vi! E fiquei com vontade de aprofundar os meus conhecimentos sobre a mitologia nórdica. Desta vez a sério! Sim, porque tentei comprar livros sobre este assunto na feira do livro deste ano e não encontrei nada. Lá vim eu carregada com livros de Marina Tsvetaieva. E não me arrependo, nadinha!
Mas desta vez é sério! Quero mesmo debruçar-me sobre o assunto!

Posto isto, tenho um pedido a fazer-vos, amiguinhos: se souberem onde posso encontrar livros que versem sobre este assunto, avisem-me! Obrigada!

É possível que eu vá postando acerca do assunto, à medida que decorra a investigação (lol), mas não é certo. Já sabem o que a casa gasta, 'né?!...


Já agora, deixo-vos mais informações acerca do ciclo do Anel...

O ciclo de óperas O Anel dos Nibelungos é uma das obras mais importantes de Richard Wagner. É baseado na mitologia nórdica, semelhante à germânica e mais documentada. Música e libretto foram escrito por Wagner entre 1848 e 1874.
A obra é constituída das óperas:
Das Rheingold (O ouro do Reno) - prólogo
Die Walküre (A Valquíria)
Siegfried
Götterdämmerung ou Ragnarök (Crepúsculo dos Deuses).

A execução completa do ciclo dura cerca de 15 horas, e o tema é épico. Há vários deuses, gnomos, e o anel cuja posse garante poder sobre todo o mundo. Feito do ouro que foi roubado do Rio Reno pelo anão Alberich, o nibelungo do título, quando as donzelas do Reno, suas guardiãs, se distraíram, este anel percorre o ciclo até a última ópera, Götterdämmerung.

A Valquíria Brunhilde, a mais querida das nove pelo pai Wotan (Odin), é o tema da segunda ópera. Como as irmãs, é encarregada de levar para o Walhalla as almas dos guerreiros mortos. Ela hesita em obedecer o pai separando os irmãos-amantes que são filhos do Walsung, o próprio Wotan em forma de lobo. A morte de Siegmund é exigência da deusa da fidelidade conjugal, Fricka. A criança que nasce da união ilegal é Siegfried. O castigo de Brunhilde é dormir cercada por um círculo de fogo, até que alguém que não tenha medo venha resgatá-la.

Siegfried, que Wotan pretendia fosse se apoderar do anel para ele, tem a Notung, espada dada a seu pai por este avô cuja identidade desconhece. Crescendo na floresta, entende a linguagem dos pássaros e vence o dragão que guarda o anel. Resgata Brunhilde, que dorme entre as chamas, e ambos se apaixonam.

in Wikipédia


Ainda assim, a minha ópera preferida é e será sempre "Tristão e Isolda"...

1 comment:

naine said...

livros encontras na biblioteca. ou então um anel que domina o mundo,... bem já chega de Lord of the Rings.

mas porque nem te quero aturar toma lá de borla:

http://distante.no.sapo.pt/index.htm