Vi "O Ouro do Reno" há um ano. Pretendia ter assistido "As Valquírias" na passada temporada, mas já não consegui bilhete.
Pois este fim-de-semana, passou na RTP2, "As Valquírias". Exactamente esta mesma produção que vos falo, no TNSC. E eu vi! E fiquei com vontade de aprofundar os meus conhecimentos sobre a mitologia nórdica. Desta vez a sério! Sim, porque tentei comprar livros sobre este assunto na feira do livro deste ano e não encontrei nada. Lá vim eu carregada com livros de Marina Tsvetaieva. E não me arrependo, nadinha!
Mas desta vez é sério! Quero mesmo debruçar-me sobre o assunto!
Posto isto, tenho um pedido a fazer-vos, amiguinhos: se souberem onde posso encontrar livros que versem sobre este assunto, avisem-me! Obrigada!
É possível que eu vá postando acerca do assunto, à medida que decorra a investigação (lol), mas não é certo. Já sabem o que a casa gasta, 'né?!...
Já agora, deixo-vos mais informações acerca do ciclo do Anel...
O ciclo de óperas O Anel dos Nibelungos é uma das obras mais importantes de Richard Wagner. É baseado na mitologia nórdica, semelhante à germânica e mais documentada. Música e libretto foram escrito por Wagner entre 1848 e 1874.
A obra é constituída das óperas:
Das Rheingold (O ouro do Reno) - prólogo
Die Walküre (A Valquíria)
Siegfried
Götterdämmerung ou Ragnarök (Crepúsculo dos Deuses).
A execução completa do ciclo dura cerca de 15 horas, e o tema é épico. Há vários deuses, gnomos, e o anel cuja posse garante poder sobre todo o mundo. Feito do ouro que foi roubado do Rio Reno pelo anão Alberich, o nibelungo do título, quando as donzelas do Reno, suas guardiãs, se distraíram, este anel percorre o ciclo até a última ópera, Götterdämmerung.
A Valquíria Brunhilde, a mais querida das nove pelo pai Wotan (Odin), é o tema da segunda ópera. Como as irmãs, é encarregada de levar para o Walhalla as almas dos guerreiros mortos. Ela hesita em obedecer o pai separando os irmãos-amantes que são filhos do Walsung, o próprio Wotan em forma de lobo. A morte de Siegmund é exigência da deusa da fidelidade conjugal, Fricka. A criança que nasce da união ilegal é Siegfried. O castigo de Brunhilde é dormir cercada por um círculo de fogo, até que alguém que não tenha medo venha resgatá-la.
Siegfried, que Wotan pretendia fosse se apoderar do anel para ele, tem a Notung, espada dada a seu pai por este avô cuja identidade desconhece. Crescendo na floresta, entende a linguagem dos pássaros e vence o dragão que guarda o anel. Resgata Brunhilde, que dorme entre as chamas, e ambos se apaixonam.
in Wikipédia
Ainda assim, a minha ópera preferida é e será sempre "Tristão e Isolda"...
1 comment:
livros encontras na biblioteca. ou então um anel que domina o mundo,... bem já chega de Lord of the Rings.
mas porque nem te quero aturar toma lá de borla:
http://distante.no.sapo.pt/index.htm
Post a Comment